A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro informou que ele apresentou uma piora significativa nas crises de soluço nos últimos dias e deverá passar por novos exames para investigar a origem do problema. Os relatórios foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF), que acompanha seu estado de saúde durante o período de prisão domiciliar.
Segundo os médicos, Bolsonaro chegou a apresentar uma leve melhora após ajustes na medicação, mas o quadro voltou a se agravar nos dias 9 e 10 de junho, exigindo doses extras de medicamentos dentro dos limites considerados seguros.
Para esclarecer as causas dos sintomas, a equipe recomendou a realização de exames especializados, incluindo endoscopia digestiva alta, manometria esofágica de alta resolução e pHmetria gástrica. Os procedimentos devem avaliar possíveis alterações no esôfago e no sistema digestivo que possam estar relacionadas às crises persistentes de soluço.
Apesar do agravamento dos sintomas, os médicos afirmam que Bolsonaro permanece estável do ponto de vista cardiológico, embora ainda apresente cansaço, fadiga e esteja em recuperação de problemas de saúde enfrentados nos últimos meses. Os novos exames deverão auxiliar na definição dos próximos passos do tratamento.
Fonte: Revista Fórum