Foto: Sergio Lima/AFP

Defesa admite que pistola pertence a Bolsonaro, mas alega que estava “inoperante”

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro admitiu que a pistola apreendida pela Polícia Militar do Distrito Federal pertence ao ex-mandatário, mas alegou que o armamento estava inoperante e havia sido retirado de sua residência para passar por reparos técnicos.

O caso veio à tona após uma blitz realizada na noite de segunda-feira (15), em Taguatinga, no Distrito Federal. Durante a abordagem, policiais encontraram uma pistola Glock calibre 9 milímetros e um carregador sobressalente em um veículo conduzido por um militar que integra a equipe de segurança de Bolsonaro.

Segundo o relato apresentado à polícia, o militar afirmou que a arma havia sido entregue a ele para conserto devido a uma pane mecânica. O armamento, de acordo com a versão apresentada, seria devolvido ao ex-presidente após a realização do reparo.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa de Bolsonaro prestasse esclarecimentos sobre a posse da arma e sobre os motivos pelos quais o equipamento estava sendo encaminhado para manutenção. O magistrado também solicitou informações sobre os procedimentos de fiscalização dos veículos ligados à segurança do ex-presidente.

De acordo com os registros do sistema Sigma, do Exército Brasileiro, a pistola está registrada em nome de Bolsonaro. A apreensão ocorreu enquanto o ex-presidente cumpre prisão domiciliar concedida por razões humanitárias.

Em manifestação encaminhada ao STF, a defesa sustentou que a arma não estava em condições de funcionamento e que não houve qualquer irregularidade relacionada à sua posse. O caso segue sob análise das autoridades competentes.

Fonte: DCM